top of page
Foto do escritorEspaço Energias

Óleos Essenciais e os Chakras

Atualizado: 14 de dez. de 2022


Os óleos essenciais têm sido utilizados na história há muito tempo para equilibrar a mente, o corpo e o espírito. Diariamente os óleos essenciais são usados como forma de promover o reequilíbrio físico e emocional dos seus utilizadores.


Para nós os Óleos essenciais são uma ferramenta de cura e bem-estar por nós próprios experienciados.

A influência que os óleos essenciais de plantas aromáticas exercem sobre o corpo, a mente e o espírito na prática da aromaterapia pode ser adaptada para promover o funcionamento equilibrado dos chakras.

A palavra chakra significa roda giratória ou vórtice onde a energia entra e sai do corpo. Existem centenas destes centros de energia localizados em todo o nosso corpo. Mas, os principais 7 chakras estão localizados verticalmente ao longo da nossa coluna vertebral.

Cada chakra é uma peça de um quebra-cabeça que, quando montado, cria um ser humano perfeitamente equilibrado. Manter os chakras em perfeito alinhamento é uma tarefa bastante difícil.

Mas como os chakras são equilibrados? Existem muitas formas de equilibramos os nossos chakras, sendo uma delas a utilização de óleos essenciais.

PRIMEIRO CHAKRA: RAIZ - "EU SOU" – VERMELHO

Muladhara

É o nosso vórtice de energia mais primordial da informação psíquica. É a base do nosso sistema de chakras. Este disco giratório controla todas as nossas necessidades mais básicas: segurança, confiança, medo, sobrevivência, procriação. Localizado na região lombar, ele controla os órgãos localizados nessa área, o intestino grosso, a bexiga e os rins.

Quando o chakra da raiz está em equilíbrio, somos bastante seguros na vida e temos um senso saudável de quem e em que confiar, e quando proceder com cautela. Confiamos em nós mesmos, o que nos ajuda a confiar na vida. Temos confiança, o sono é óptimo, a libido é boa, temos evacuações regulares - porque somos responsáveis ​​por deixar tudo o que não nos serve mais.

Em desequilíbrio, poderá existir manifestações de medo, insegurança, depressão, ansiedade, complicações de saúde, dificuldade financeira, constipação ou fadiga. Este desequilíbrio faz-nos sentir que os nossos problemas são maiores que o nosso poder. Vetiver

Vetiver permitirá o ancoramento, a nutrição e reequilíbrio. É maravilhoso em caso de extrema ansiedade e óptimo em tempos de mudança, crescimento e expansão.

Outros óleos também indicados: Olíbano, Sálvia ou Patchouli.

Usos: aplique estes óleos essenciais nas solas dos pés


SEGUNDO CHAKRA: SAGRADO– “SINTO” – LARANJA

Svadhisthana

O segundo chakra é o Sagrado, no qual a criatividade e a capacidade de se relacionar emocionalmente com os outros são desenvolvidas.

Quando o nosso segundo chakra está em equilíbrio somos pessoas felizes, a nossa saúde reprodutiva é óptima, a libido é saudável. Somos fluidos com os nossos sentimentos, os nossos relacionamentos são gratificantes e significativos, temos um senso saudável de identidade e sexualidade.

Quando desequilibrados, somos a vítima dos nossos próprios sentimentos, da nossa vida, dos nossos relacionamentos. Ou somos muito emocionais ou totalmente desconectados de nossos sentimentos. Podemos estar numa luta com a nossa identidade, sentir-nos chorosos, inseguros, duvidosos ou inadequados.


Ylang Ylang

Ylang ylang tem um aroma sensual, romântico e floral. Os seus tons florais ajudam ao equilíbrio hormonal, aumenta a auto-estima, acalma os nervos, eleva o humor, ajuda no bem-estar emocional e a aumentar a libido.

Usos: Coloque algumas gotas de ylang ylang abaixo do seu umbigo e massagem.

Massaje com ylang ylang a zona do tornozelo até ao joelho em movimentos ascendentes. Isto aumentará a sua autoconfiança, energia, clareza e paz interior.

Outros óleos aconselhados: rosa e jasmim.

TERCEIRO CHAKRA: PLEXO SOLAR - "EU VOU" – AMARELO

Manipura

O terceiro chakra ajuda-nos a superar as nossas carreiras, alcançar os nossos objectivos, ter sucesso na vida.

Quando em equilíbrio, este chakra permite-nos sucesso profissional, saúde sem esforço, óptima digestão e grandes níveis de energia. Sentimo-nos realizados profissionalmente, somos desafiados e geralmente atraídos pelo crescimento pessoal e pelo auto-aperfeiçoamento. Os nossos limites são claros, a energia é forte. Quando o nosso terceiro chakra não está saudável, tende a seguir uma de duas maneiras:

Quando está em excesso, somos perfeccionistas viciados no trabalho; com dificuldades em relaxar. Muitas vezes os bens materiais sobrepõem-se às pessoas, e somos altamente competitivos; exemplo disso são os atletas profissionais (terceiro chakra hiperactivo).

Se o nosso terceiro chakra é lento, provavelmente somos complacentes, não temos motivação ou força de vontade, não temos qualquer tipo de inspiração e podemos ter dificuldade em sair da nossa zona de conforto.


Neroli

Feito de flores de laranjeira, o néroli ajuda-nos a reconhecer o nosso valor e valorizarmo-nos.

Outros óleos aconselhados: Camomila, Hortelã-Pimenta, Vetiver

Usos:

Aplique algumas gotas na parte superior do estômago e massaje em círculos no sentido horário. Irá melhorar o humor e os níveis de energia.

Aplique algumas gotas de néroli nas costas desde a zona das omoplatas e massaje toda a externa para a coluna. Permita que todo o seu terceiro chakra absorva amor e apoio, para que a sua vida reflicta com mais precisão as suas prioridades.

QUARTA CHAKRA: CORAÇÃO - "EU AMO" – VERDE

Anahata

O nosso chakra do coração rege a saúde cardíaca/cardiovascular e a saúde respiratória e pulmonar. Este chakra tem tudo a ver com conexão - connosco, com nosso eu e com o meio ambiente.

O coração é o grande conector que nos permite um equilíbrio saudável de tudo o que nos inspira e fundamenta, o amor próprio e o amor pelos outros; o dar e o receber. Reconhecemos que sou porque você é. O amor não é um sentimento é uma vibração, uma frequência, uma força que move montanhas.

Quando o nosso chakra do coração está em equilíbrio temos uma atitude de gratidão, espalhando generosamente elogios, agindo como um farol e não como uma esponja. Estamos conectados aos nossos sentimentos, conscientes das nossas decisões.

Quando este chakra está desequilibrado tendemos a ser julgadores, mesquinhos, ciumentos, invejosos, tristes ou solitários. Provavelmente, não estamos convencidos de que o amor e a pura alegria sejam reais ou possam ser alcançados. Podemos sentir palpitações cardíacas, falta de ar, tonturas, ansiedade social ou má circulação.

Se este chakra estiver hiperativo, podemos colocar-nos em situações perigosas, confiar cegamente, tolerar abusos ou permitir que outros tenham hábitos desagradáveis.


Cheirando a madeira doce e sagrada, este óleo é um remédio para tudo e um afrodisíaco. O sândalo não abre apenas os nossos corações, mas também ajuda o terceiro chakra, para que o amor seja sustentável, constante, nutritivo e fundamentado.

Outros óleos aconselhados: Eucalipto, Bergamota

Como usar:

· Aplique algumas gotas de óleo essencial de sândalo no centro do peito e massaje; renda-se ao seu abraço angelical e experimente o batimento cardíaco mais lento.

QUINTA CHAKRA: GARGANTA - “FALO” – AZUL

Vishuddha

O nosso chakra da garganta é a nossa fonte de auto-expressão e comunicação clara. Ele governa a tiróideo, responsável pelo nosso crescimento - físico e espiritual.

Um chakra da garganta saudável oferece-nos uma sensação de orgulho e independência, bem como uma compreensão do nosso ambiente, interdependência e como todos nós nos reunimos. Sabemos onde terminamos e o mundo começa, quando empurrar e quando deixar ir. As nossas decisões são tomadas com clareza e certeza.

Se este chakra estiver desequilibrado, podemos sentir-nos invisíveis, insignificantes, pequenos ou chatos. Podemos sentir que ninguém nos ouve ou dá demasiada importância ao que os outros pensam de nós.

O capim-limão ajuda a expressar as nossas necessidades, desejos e sonhos.

Outros óleos aconselhados: Camomila, Cipreste, Eucalipto, Gerânio, Ravensara.

Como usar:

- Aplique capim-limão directamente na garganta.

- Massaje algumas gotas nos ombros e atrás do pescoço para manter fortes os limites energéticos. Isto ajudará a protegê-lo e a evitar energias ambientais negativas. A aplicação do capim-limão aqui é como criar um campo de força ao seu redor.


SEXTO CHAKRA: TERCEIRO-OLHO - "EU VER" – INDIGO

Ajna

O terceiro olho, o vórtice índigo da intuição, certeza, inteligência e receptividade localizada entre os nossos olhos. Trata-se de observar as coisas claramente como elas são e não como desejamos que sejam ou pensamos que deveriam ser.

Quando equilibrado, estamos confiantes em tudo o que fazemos e não temos medo de expressar a nossa perspectiva. Temos a mente aberta e somos capazes de nos relacionar com a maioria das pessoas, situações e eventos. Vivemos poderosamente no presente e somos capazes de nos conectar ao cerne da questão - não importa qual seja o problema.

Quando em desequilíbrio, estamos confusos, hesitantes, duvidosos, pouco claros em nós mesmos e em tudo o que desejamos.

Os aromas cítricos ressoam com os chakras superiores e ajudam-nos a conectar com as infinitas possibilidades do Universo. O perfume da bergamota nos ajudar-nos a atingir a neutralidade necessária para ver as coisas claramente, alivia o stress. As propriedades medicinais da bergamota são infinitas.

Cuidados: a bergamota é fotossensível, portanto evite colocar durante o dia ou quando a sua pele estiver exposta à luz solar. Por este motivo, aplique à noite ou aplique protector solar antes de sair de casa.

Outros óleos aconselhados: Lavanda , Hortelã-Pimenta, Olíbano, Patchouli, Sálvia

Como usar:

· Aplique uma gota entre as sobrancelhas; irá ajudar a manter a calma e a navegar na vida com maior graça e alinhamento.

· Aplique uma gota em cada orelha para reequilibrar os hemisférios esquerdo e direito, para que sinta contacto com a sua criatividade, os seus desejos e as suas necessidades.

SÉTIMO CHAKRA: COROA - "EU SEI" - VIOLETA OU BRANCA

Sahasrara

É o chakra que nos lembra que não somos humanos tendo uma experiência espiritual, mas sim espíritos tendo uma experiência humana. O chakra da coroa mantém-nos conectados aos nossos valores e ajuda-nos a priorizá-los em tudo o que dizemos e fazemos.

Quando o sétimo chakra está equilibrado reconhecemos o nosso caminho e propósito e projetamos as nossas vidas em torno dele

Quando a coroa está desequilibrada, podemos sentirmo-nos perdidos, presos ou inseguros quanto ao nosso propósito: estou no meu caminho? Qual é o meu caminho? Quem sou eu? O que me faz feliz? Não nos sentimos inspirados, entusiasmados ou curiosos. Provavelmente estamos presos a uma rotina, um pouco deprimidos, desanimados, desconectados, desorientados e até um pouco distantes.


O olíbano é um aroma poderoso de protecção e purificação, alem de proporcionar elevação espiritual e conexão com o nosso Eu Superior.

O óleo da transformação, desperta os sentidos espirituais à medida que abre o chakra da coroa e alinha os corpos físicos e etéreo. Proporciona tranquilidade, aceitação e entendimento.

Outros óleos aconselhados: Rosa, Lavanda, Mirra, Sândalo, Pimenta Preta

Como usar:

- Inspire para se infundir em paz e sabedoria.

- Aplique uma pequena gota no topo de sua cabeça para activar sua coroa e conectá-lo com seu objectivo mais elevado

- Aplique algumas gotas de olíbano no seu banho para limpar a sua aura.




Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page