O que é a Espiritualidade? Ou o que é ser Espiritual?
Muito se fala sobre este tema.
É inquestionável que cada vez mais se fala sobre a Espiritualidade; podemos até dizer que atualmente parece que é moda... Obviamente que isto nada tem de negativo, muito pelo contrário; demonstra que estamos numa fase em que todos nós, de uma maneira ou outra, estamos mais consciencializados para este tema.
Mas como é que a Espiritualidade se relaciona com a nossa vida quotidiana?
É comum associarmos a espiritualidade a diferentes práticas religiosas, como as missas, cultos, sessões, meditações, etc.
Mas a Espiritualidade é muito mais, a espiritualidade deve estar ligada ao entendimento e aperfeiçoamento do próprio indivíduo. Este caminho de auto descoberta de nós mesmos não precisa envolver mitos e misticismo; nem precisa estar necessariamente ligado a uma religião organizada.
E sermos Espirituais? O que nos define como ser espirituais?
Antes de mais.... o que não nos deve definir como espirituais são as crenças, os julgamentos e as modas que actualmente existem. Infelizmente muitos definem que ser espiritual é ser veggan, yogi, fazer meditação, possuir um infinito número de diplomas em terapias holísticas, entre outras crenças limitantes.
Quantos de nós já ouviu alguém dizer que é "Mestre" de Reiki! É de louvar que o seja, até mesmo pois isso significa que passou por um processo de interiorização, de conexão com a energia amorosa do Reiki e que certamente a espalhou ao seu redor e que certamente o fez com amor. Contudo, também sabemos que muitos o dizem por uma questão de Ego, de superioridade, e que na verdade até a própria aplicação dos princípios da filosofia do Reiki no dia-a-dia é algo que necessitaria de uma maior consciencialização! Mas ainda bem que o Reiki e todas as outras formas de conexão com o divino e com o amor universal existem em todos nós, para que o amor se torne cada vez mais forte e fale mais alto que tudo o resto que necessite de reconhecimento, aceitação, integração e amor.
Sem dúvida que o Reiki, a meditação, o yoga entre as diversas terapias existentes, são ferramentas que nos ajudam, nos elevam e nos auxiliam no nosso caminho de vida; no nosso processo de auto conhecimento e descoberta.
Contudo, há ainda muita crença; mas um ser Espiritual também tem "escuridão", raiva, medo e um passado que pode continuar a doer. Uma pessoa espiritual também chora e está "errada"...
Ser Espiritual é sermos nós próprios, é sermos Reais, é sermos humanos.
Ser espiritual é tão simples quanto isso: Apenas Ser! Sermos nós, gente, sem adereços, sem acessórios, sem máscaras que nos definam ou que nos rotulem... Ser autêntico, mostrarmo-nos como somos, sem a necessidade de uma rotulagem de perfeição ou superioridade. É aceitar e abraçar a luz e o lado "sombra"
Ser espiritual é amar-se a si próprio, porque nós somos o maior Ser Divino e Sagrado que existe.
Sim nós somos ser divinos, sagrados; ligados uns aos outros, por isso a compaixão também deve estar presente em nós.
A espiritualidade está espelhada no nosso dia-a-dia, não apenas quando estamos em meditação, num retiro, num workshop.... a espiritualidade está na nossa vida em sociedade porque a espiritualidade é para ser vivida no dia-a-dia.
A espiritualidade está sempre presente em todos os momentos da nossa vida. Todos! Sem excepção!
O maior retiro espiritual que podemos vivenciar é-nos oferecido diariamente. Está ao nosso dispor 24H por dia, todos os dias do ano: É a nossa família, são os nossos amigos, o nosso trabalho e tudo o que isso envolva; É a nossa casa, são os nossos vizinhos, as pessoas com quem nos cruzamos na rua; É o Sol, é a Lua, é o Vento, é a Terra, é a Água, é tudo aquilo que nos rodeia, todos os seres; É o ultrapassar dos nossos medos, das nossas angustias, dos desafios que nos são apresentados. É deixar todas estas emoções fluírem, termos a consciência que não fazê-lo, é não nos honramos. Ao vivenciar e libertar todas estas emoções passamos a ser autênticos, a estarmos em conexão com a divindade que existe em nós e recusarmos os convites que nos são feitos, quase constantemente, a sermos alguém que não corresponde à nossa essência.
É ter uma abertura para aceitar o conhecimento dos outros e, se ressoar connosco, podermos incluí-lo na nossa visão da vida; porque não somos donos de verdades, não somos superiores a ninguém. Assim, é tratarmos todos aqueles que não estão de acordo com a nossa visão, e especialmente aqueles que vão contra a forma como escolhermos viver, com amor.
É importante e fulcral a noção de estar presente. Nós estamos no aqui e no agora!
É aqui e agora que temos de viver de uma forma feliz; e isto depende de como está a nossa vida interior; pensamentos, emoções, crenças e desejos.
Lembre-se que enquanto Ser Sagrado o seu "Templo" deve ser cuidado; isto não é mais que cuidar de si, tirar algum tempo para si, sem medos ou remorsos por se colocar em primeiro.
Como podemos cuidar dos outros se nos esquecemos de nós? como ajudar os outros se não nos ajudamos a nós? como podemos escutar os outros se não nos permitimos a escutar o nosso corpo, a nossa mente, o nosso coração? Permita-se.... Permita-se fluir e confiar na infinidade e sabedoria Universais. isto é ser Espiritual!
A gratidão vem do nosso Coração! Por isso, convidamo-lo a que só por hoje, seja grato!
Gratidão
Comments